top of page

Anatel apreende 10 toneladas de produtos piratas em Porto Alegre


Uma operação conjunta da Anatel, Inmetro, Receita Federal e Polícia Civil no Rio Grande do Sul, em 5 de outubro, apreendeu 10 toneladas de produtos piratas, a maior parte disso em equipamentos sem certificação pela agência, especialmente carregadores de telefones celulares.

"No total foram 886 volumes apreendidos, com estimativa de peso superior a dez toneladas, sendo que aproximadamente 67% destes volumes eram referentes a produtos não homologados pela Anatel", divulgou a agência nesta segunda, 16/10.

A operação, denominada “Consumidor Seguro”, teve por objetivo, além de coibir a comercialização de produtos de telecomunicações sem homologação da Anatel, combater a venda de produtos contrafeitos, sem autorização das marcas ou que não atendam especificações de segurança e qualidade. Se dois terços eram de equipamentos de telecom, outra grande parte eram brinquedos eletrônicos.

"Durante a fiscalização, que ocorreu em quatro estabelecimentos atacadistas, foram encontrados e apreendidos milhares de produtos de telecomunicações, principalmente carregadores de celular, sem a devida homologação da Anatel. Também foram apreendidos diversos outros produtos sem procedência lícita comprovada, em desacordo com a legislação de segurança dos consumidores ou sem certificação do Inmetro", diz a Anatel.


3 visualizações0 comentário
bottom of page